quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Aniversário hoje: 03 meses de canadá!


Como passou rápido!!! Até parece que já chegamos aqui há muito tempo.
Hoje, exatamente hoje, nós completamos 03 meses aqui no Canadá. Durante este período, vivemos intensamente cada momento: as idas e vindas aos órgãos públicos para organizar nossa documentação e ter acesso aos serviços; a nossa primeira mudança, meu estágio no Palais de Justice de Montréal, a organização do nosso novo lar, meu aniversário, a procura de garderie para Chico, o início do curso de francês no Centre Lartigue, início de rotina, novos amigos, passeios, calor, sim, muito calor (a famosa Canicule), a viagem à Ville du Québec, a morte de um primo querido no Brasil, a saudade (eita que esta é cada vez maior), o início do grupo de oração aqui na nossa casa, início de um engajamento na nossa Igreja, mudança de Garderie de Chico, reprovação no teste do SAAQ, início da francisação do MICC, teste do TFI... Tudo isso em 03 meses!

Dá para imaginar quantos sentimentos nós experimentamos em tão pouco tempo? Sim, muitos sorrisos e lágrimas também, coração apertado, saudades da família, da Igreja, dos amigos, mas também muito amadurecimento pessoal, emocional e espiritual. Percebemos um grande crescimento enquanto família. Aprendemos a partilhar mais, a perdoar mais, a nos amarmos mais.

Percebemos o quanto Deus está presente neste novo projeto de vida e cremos que Ele tem para nós uma grande missão aqui neste país. Colhemos as bençãos de Deus e a cada dia enxergamos seus sinais. Isso é maravilhoso! Muitos amigos nos perguntam se ficaremos aqui definitivamente, mas é muito cedo para sabermos. Não temos o controle de nada, pois Deus está no comando.
Uma coisa somente é certa: a graça de Deus não irá levar aonde a Sua graça não puder alcançar!

Estamos felizes e Deus está conosco, assim vamos vivendo aqui no Canadá!

Paz e bençãos.

Família de Deus

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Perdas e ganhos


Bem, o mês de julho foi muito intenso para nós, emocionalmente falando. Vivi sentimentos fortes num curto espaço de tempo e tive que lidar com uma situação nova e muito difícil para mim: a morte de um primo muito querido. Tudo aconteceu rápido demais: diagnóstico da doença-tratamento-morte, tudo em menos de 01 mês. Apesar de longe, tentei acompanhar minha família de pertinho, explorando tudo o que a tecnologia pode oferecer para encurtar a distância, como telefone, skype, chat, e-mail, enfim, todos os recursos foram válidos. Mas ainda assim, senti muito por não poder estar lá, junto de minha família, dando força, estando presente, dividindo os momentos de dificuldades.

Não imaginava que o desfecho seria tão rápido e da forma que foi, afinal, meu primo André tinha apenas 33 anos (completados no hospital), era saudável, alegre, e não havia qualquer notícia de histórico de cancêr na família. Mas aconteceu e foi, como ainda está sendo, muito difícil para todos nós. Vivi momentos de tristeza, dúvida, saudade, culpa...

Mas foi na dor que fortaleci minha fé e aprendi que a situação de sofrimento sempre vem acompanhada de um processo de amadurecimento. É um processo doloroso e ao mesmo tempo restaurador. Foi assim que aconteceu comigo. Em Deus encontrei colo, força, confiança. Em Deus e naqueles que estavam n'Ele, como minha tia Silda, que apesar de toda sua dor de mãe, alcançou o conforto e o discernimento, compreendendo que por tamanha misericórdia Deus levou seu filho para junto de si, e foi ela quem tanto me confortou. Não se pode negar a realidade, aconteceu. Também não se deve buscar resposta para aquilo que foge ao nosso entendimento. Por quê? Há perguntas para as quais não há respostas. São mistérios de Deus, só nos resta confiar. 

Meu primo sempre esteve em minhas orações e sempre estará. Apesar da saudade, meu coração agora cicratiza e guarda um profundo sentimento de confiança de que meu primo agora descansa em paz. No dia de sua missa de 7º dia, acordei com uma paz imensa no coração, sonhei com ele, a gente de abraçava por um longo tempo e ele estava, como sempre esteve, alegre. Sinto que Deus me permitiu estar com ele por um momento e lhe oferecer meu carinho. Deus tocou meu coração e me ajudou a escrever uma mensagem para ser lida no dia da missa, pois apesar de fisicamente não estar presente, meu espírito e coração estava lá.


Ao primo André, com carinho:
Em tudo dai graças! É assim que a palavra de Deus nos ensina. Agradecer por tudo, e em todas as situações, ainda que nosso olhar humano nos impeça de compreender os mistérios do céu, ainda que a dor insista em nos abater, ainda que nosso coração esteja pesado, ainda que a saudade nos sufoque, em tudo demos graças a Deus. Foi por tamanho amor que o Senhor nos presenteou com a vida de André, filho amado, irmão querido, primo, amigo do peito, sempre alegre, solícito, amoroso, carinhoso. Todos nós tivemos a graça de conviver com André e de aprender com ele que a vida tem sabor de alegria, de força, de luta. No seu coração não havia espaço para a tristeza, sempre com um sorriso estampado, suas palavras eram sempre de otimismo e suas atitudes sempre nos conduziam ao bem. Muito carinhoso, não deixava escapar um gesto de afago, uma brincadeira, um beijo, um abraço. Quando penso no meu primo, só encontro registros de alegria, carinho e amor no meu coração. Por tudo isso, demos graças a Deus. Sabemos o quanto é difícil abrir mão do que amamos de uma forma tão brusca, sem planejamento, sem controle, sem esperar... Não estamos preparados para perder. Mas é preciso que compreendamos que nunca se perde alguém para Deus, na verdade, sempre se ganha. Pois aquele que nos deu a vida, nos ama com um amor muito maior do aquele que conhecemos. Ele tem sempre cuidado de nós e nunca nos desampara. Foi também por tamanho amor, que o Senhor o chamou para perto de Si, por amor e misericórdia. Deus não quer nos privar da alegria de estar com André, mas quer dar a André a alegria maior, de estar com Ele. Por isso, nosso conforto, nossa confiança em nosso Pai do Céu, dá-nos a certeza de que André desfruta agora de uma alegria que não passa, de um amor que não acaba. Com o coração tranquilo e confiante, agradeçamos a Deus por tudo o que estamos vivendo, por todas as alegrias que tivemos ao lado de André, pelo carinho e amor que tanto recebemos, pela misericórdia derramada sobre ele, que o preservou da dor. Que nosso Paizinho do Céu conforte nossos corações para lidar com este sentimento humano chamado saudade. Que Nossa Senhora o acolha com carinho no céu. E que nossas orações perseverem para que ele descanse em paz. Obrigada, Senhor, pelo vosso imenso amor! Em nome de nossa família,
Paula, André e Francisco - Montréal, 26.07.2011
Aprendi, enfim, que nunca se perde para Deus!
Paz e bençãos.
Ana

São muitas as belezas naturais do Canadá. Uma das coisas que mais me encanta aqui é poder desfrutar da natureza em abundância, do constraste de cores, do ar puro, isso me coloca na presença de Deus. É maravilhoso contemplar a criação divina, seus detalhes, tudo feito com tamanho amor e capricho para nós. Vez ou outra me pego observando tudo, admirando as flores, sentindo o seu perfume, ouvindo o som dos pássaros... Como é bom! Cada vez que tenho oportunidade, registro as imagens que me conquistam o olhar e a atenção. Então, resolvi partilhar um pouquinho com vcs.
Paz e bençãos.

Ana