quinta-feira, 30 de junho de 2011

01 mês e 12 dias em Montréal

Olá, amigos queridos.
Hoje completamos 01 mês e 12 dias aqui e talvez você se pergunte porque não ter postado antes, ao completar 01 mês, comemorando o primeiro mesversário de chegada nesta nova terra. Não tive tempo, por isso quebro o protocolo. Bem, o início exige que a gente se ocupe de muitas "démarches", pois como residentes permanentes, temos que nos credenciar nos serviços públicos, ofertados aos cidadãos e residentes legais, como nós. Resolvemos muita coisa: assurance maladie, NAS (número d'assurance sociale), francisation, permis de conduire, logement, garderie, université, etc... Parece que já faz muito mais tempo que chegamos. Sinto que temos vivido intensamente aqui e estamos nos adaptando bem a este novo país, novo para nós. Deus tem nos abençoado infinitamente desde o Brasil e cremos que muito se deve a tamanha intercessão e oração dos nossos amados brasileiros, familiares e amigos. Por isso, pedimos que continuem em oração por nós.
Neste período aqui, eu fiz um estágio no Palais de Justice de Montréal, conhecendo o sistema de mediação familiar aqui no Québec. Foi ótimo! Conheci pessoas muito atenciosas e comprometidas com o próximo. Também fui admitida para um curso na universidade de Montréal, para começar em Setembro/2011. É um curso de aperfeiçoamento na área da Infância e Família, o que adoro fazer. André já deu entrada no seu processo de validação de diploma e aguarda a resposta do Cômite da Ordem dos Engenheiros do Québec. Franciscquinho está super bem, alegre, com saúde e muita energia. É o nosso menino Nescau - energia que dá gosto.
Temos ido à missa sempre e inclusive participamos da procissão de Corpus Christi, na belíssima igreja de Notre Dâme des Grâces. Começaremos nosso curso d francês nesta próxima segunda-feira e Chico começará na garderie também. Fizemos muito amigos aqui, todos brasileiros, e muitos são de Recife. Podemos dizer que são anjos que Deus colocou no nosso caminho para nos acolher com amor, atenção e doação, e isso tem sido fundamental a nossa adaptação. Conviver é maravilhoso, e estar também com aqueles que carregam nossos mesmos valores é muito bom, faz amenizar a saudade, que, diga-se de passagem, é grande demais. Temos utilizado todos os recursos tecnológicos para estar juntinho da família: telefone, skype, facebook, e-mail... e o legal é que ajuda muito, apesar de não estarmos juntinhos fisicamente, estamos sempre em contato, partilhando tudo.
Deus tem providenciado tudo o que necessitamos, com muito carinho e amor. Já estamos no nosso apartamento definitivo, o qual já mobiliamos, é um lar simples, mas cheio de amor para acolher a todos. Poderíamos falar de inúmeras conquistas aqui, mas a mais importante de todas é a experiência que estamos tendo como família, somos nós 05 aqui (eu, André, Chico, Nosso Deus e Nossa Senhora).
Estamos aprendendo a cada dia um com o outro, e isso é maravilhoso. Como postei no facebook, aqui reescrevo:

Ser família é uma vocação que devemos perseguir a cada dia, com amor, dedicação e doação. A família é o lugar onde Deus se manifesta em sua plenitude, quando exercitamos verdadeiramente o Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei.
É reconhecer-se como um todo, e não mais como uma parte.
É olhar na mesma direção e seguir sempre em frente.
É saber perdoar, compreender, partilhar.
É refúgio seguro que acalma e conforta.
É sentir o Amor tomar forma, ganhar nome.
É experimentar Deus a cada dia.
Obrigada, Senhor, pelo vosso imenso amor.
Fiquem com os corações bem tranquilos, pois tudo segue bem por aqui e só temos a agradecer a Deus.
Sabemos que a nossa vinda para cá não foi por acaso e que Ele tem um plano para nós, uma missão, a qual queremos abraçar com muito amor e doação, assim como Nossa Senhora nos ensina. Por isso, pedimos sempre muita oração para que o Senhor nos guie sempre nos caminhos de seu filho Jesus e que nossa Senhora nos proteja e nos oriente nesta nova jornada.
Estamos com muitas saudades de todos mas temos a certeza que estamos todos unidos, muito unidos, pelo corpo e sangue de Cristo. Um grande beijo, seguido de um abraço beeeemmmm apertado!
Paz e bençãos.
Maria passa na frente!

Família de Deus - PEINCANA









Meu aniversário  - 30 aninhos



Foto linda - um bosque.

Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe







Igreja de Notre Dâme des Grâces

Cuscuz com carne de sol - feito pela amiga Renicleide

Morangos que colhemos

Amiguinho de Chico brincando no quarto dele.