sexta-feira, 20 de maio de 2011

Há 02 dias em Montréal

Olá, amigos.

Sabemos que muitos estão ansiosos por notícias nossas, por isso aproveito para colocar novidades aqui no blog e deixo todos informados. Bem, temos corrido para realizar as "démarches" iniciais da imigração, ou seja, as demandas iniciais para ter acesso aos serviços públicos. Já demos entrada no NAS (como se fosse o nosso CPF aqui), na Carte d'Assurance Maladie (Seguro Saúde) e na Francisation (curso de três meses para aperfeiçoamento da língua francesa). André já iniciou o processo de equivalência do diploma de engenharia na OIQ (Ordem dos Engenheiros do Québec). Aprendemos a utilizar o sistema de metrô e de ônibus, valendo ressaltar que ambos funcionam muitíssimo bem e por isso facilita o nosso deslocamento para todas as partes de Montréal. Tenho sentido a diferença na alimentação, faltam algumas das nossas frutas daí (o maracujá é bem diferente e cada unidade custa 3 dólares). Nesses primeiros dias comemos fora (comida italiana) e só almoçamos um dia em casa (deu para fazer uma comidinha gostosa - André e Chico elogiaram). Não deu para ficar com a consciência pesada com as calorias porque andamos muito, subimos escadas, carregamos Francisco, enfim, é muita ginástica. Queremos aproveitar este fim de semana para passear um pouco, conhecer os pontos turísticos da cidade, descansar... Assim poderemos explorar as paisagens e tirar bastantes fotos para mostrar a vocês, o que ainda não tivemos tempo de fazer. Algumas curiosidades que já observamos: as pessoas são muito gentis, educadas e disponíveis; há uma diversidade de pessoas de todos os cantos do mundo (agora entendo porque montréal é cosmopolita); o tempo muda de um dia para o outro (por exemplo, hoje fez calor e dormimos com ventilador ligado, já amanhã a previsão do tempo é 8 graus). Por enquanto, é isso. Em breve daremos mais notícias! Saudades de todos! Um grande beijo! Paz e bençãos!

Ana, André e Chico

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Notícias da nossa chegada! Nous sommes arrivés à Montréal!

Queridos Amigos,

Com a graça de Deus, chegamos bem. A viagem foi longa, mas bem agradável. Francisco se alimentou bem, dormiu e só ficou um pouco inquieto e choroso com o incômodo do ouvido, quando o avião aterrissou. Apesar de todo o cansaço físico e emocional, tudo correu bem.
Maria está à nossa frente abrindo os caminhos!
Estávamos apreensivos com a conexão em Miami, pois eram 07 malas pesadas para carregar dentro de um aeroporto gigante, mas nosso bondoso Deus providenciou um anjo que nos aguardava para pegar as malas e nos conduzir ao portão de embarque: foi o carregador do aeroporto (funcionário) que parecia já estar nos aguardando. São os sinais de Deus!
Na imigração, tudo tranqüilo. Chegando em Montréal, já tinha alguém nos aguardando para levar nossas malas ao apto enosso amigo Júlio também já nos esperava com toda atenção e carinho. Ele e Michelle (sua esposa) deixaram um lanchinho organizado na geladeira e algumas instruções iniciais.
Para a nossa alegria, o apartamento é organizado, limpo e agradável. A cama muito confortável, permitiu que a gente descansasse e tivesse uma boa noite de sono, nós três.
Enfim, estamos bem! Começamos a nos organizar, vamos sair para comprar algumas coisas, conhecer a cidade, realizar algumas “démarches” (diligências) da imigração.
Quanto à temperatura, está fazendo um friozinho de 12 graus, mas com roupa quentinha se torna bem agradável. EM casa tem aquecedor, então ficamos bem confortável.
Agradecemos muito o carinho de todos e a atenção. Que nosso Senhor esteja com todos nós e Nossa Mãezinha do Céu passe à nossa frente!

Um grande beijo de muitas saudades!
Paz e bençãos!

Ana, André e Chico

quinta-feira, 5 de maio de 2011

12 dias pra viagem

É faltam apenas 12 dias para a viagem! Estamos nos preparativos finais!!!